CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.
(11) 93720 1616 (11) 93720 1616 seg - sex: 08:00 às 19:00 | sab: 08:00 às 14:00
IMG-LOGO
Home / Blog / Notícia
Blog | 4 vantagens em capacitar os instrutores

4 vantagens em capacitar os instrutores

4 vantagens em capacitar os instrutores

07/06/2023 | Autor: Agência Covere
4 vantagens em capacitar os instrutores

 4 vantagens em capacitar os instrutores

Você conhece os motivos e a importância de se investir na capacitação de um instrutor? A capacitação trará um salto de qualidade ao CFC, pois com profissionais capacitados o nível de aprovação dos alunos subirá. Além disso, quanto mais treinados e capacitados forem os instrutores, melhor será a formação e aprendizado de novos condutores, algo muito importante e necessário na busca por um trânsito mais seguro.
Dessa forma, o corpo técnico de instrutores de um CFC deve ser devidamente habilitado e qualificado para preparar os novos motoristas de forma teórica e prática.
O trabalho de um instrutor de trânsito é tão importante para o aluno e para a sociedade, quanto para o próprio Centro de Formação de Condutores em que ele atua. Conheça 4 benefícios em se capacitar os instrutores:

1- Contribui na qualidade dos serviços

Os instrutores têm o objetivo de garantir a qualidade da formação do condutor, e o seu desempenho no exercício dessa função refletirá na reputação e qualidade da empresa em que trabalha.
Um bom profissional ofertará um serviço qualificado e especializado, o que consequentemente contribuirá para a consolidação de uma imagem positiva e bem avaliada do CFC.
Dessa maneira, deve-se sempre existir a preocupação em atualizar a equipe de instrutores a respeito de novas leis e metodologias de ensino.

2- Instrutor capacitado exerce importante papel social

A principal função de um instrutor é capacitar futuros condutores de veículos automotores, estimulando e ensinando corretas práticas de trânsito.
Essa atribuição é importante para ajudar a manter a ordem e a harmonia nas ruas, condições básicas para que a circulação de veículos se dê de forma tranquila.
O instrutor tem o papel de conscientizar seus alunos sobre as melhores práticas na direção, pensando no bem coletivo e contribuindo para a segurança no trânsito. Um motorista cuidadoso e que pratica a direção defensiva é capaz de evitar acidentes.
É preciso que o instrutor seja o exemplo, um modelo a ser seguido pelo aluno. De nada adianta ele dar as instruções corretas ao futuro condutor, se ele próprio se portar mal com os outros motoristas ou cometer alguma infração quando estiver ao volante.

3- Ter bom relacionamento interpessoal com seus alunos

Um ponto fundamental para a aprendizagem é o bom relacionamento entre instrutor e aluno.
Quando o aprendiz percebe uma conexão entre a atividade que está realizando e suas consequências práticas, ele absorve as informações de maneira mais significativa.
É papel do instrutor alimentar esse interesse no aluno, podendo se valer de sua relação interpessoal com ele para esse resultado.
É muito mais fácil respeitar e aprender com alguém por quem temos empatia. Dessa maneira, um instrutor paciente, atencioso e com bons métodos de ensino para facilitar essa inter-relação será mais bem-sucedido na tarefa de ensinar.

4- Feedback ao aluno

Outro aspecto que favorece a aprendizagem é o feedback que o aluno recebe. O instrutor deve atentar-se a essa ferramenta e buscar dar aos futuros condutores um retorno sobre como está seu desempenho.
Desta maneira, dará ao aluno oportunidade de praticar e desenvolver as habilidades que ainda não alcançaram a performance necessária.
Estas são algumas características dos melhores instrutores de trânsito. A qualificação de um bom instrutor é peça-chave no sucesso de todo centro de formação de condutores.

Como observado, são muitos os benefícios em se qualificar os instrutores, sendo portanto fundamental investir em capacitação para ganhar em crescimento e solidificar cada vez mais o CFC.

CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.