CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.
(11) 93720 1616 (11) 93720 1616 seg - sex: 08:00 às 19:00 | sab: 08:00 às 14:00
IMG-LOGO
Home / Blog / Notícia
Blog | O papel do instrutor na formação de novos condutores

O papel do instrutor na formação de novos condutores

O papel do instrutor na formação de novos condutores

17/05/2023 | Autor: Agência Covere
O papel do instrutor na formação de novos condutores

O Instrutor de um Centro de Formação de Condutores é uma figura bastante conhecida na área de trânsito. Ele costuma ser a referência quando o aluno chega para obter sua primeira habilitação, desde o curso teórico até as aulas práticas.

Talvez muitos não saibam, mas os instrutores podem dar aulas teóricas também. Essa é uma das funções mais importantes desse profissional, que pode ensinar a teoria do Código Brasileiro de Trânsito e fazer com que seus alunos conheçam mais sobre os seus deveres e direitos.

Engana-se quem pensa que as aulas teóricas não são importantes! Nesse momento a maioria dos alunos está ainda começando a entender o quanto é essencial conhecer as leis e respeitá-las para serem bons motoristas. Ensinar esse tipo de conteúdo é sempre um desafio porque o professor também tem que estudar as leis para orientar seus alunos da melhor maneira possível.

Mas é claro que quando se pensa em Instrutor de CFC, a primeira coisa que vem à cabeça é a pessoa que vai ensinar a como conduzir um veículo. Sem dúvidas, essa é uma das funções mais comuns e mais importantes desse profissional.

Porém, ensinar a dirigir é apenas um termo muito pouco amplo e que não condiz com tudo que este profissional vai fazer pelo seu aluno. Além de ensinar o básico do veículo, ele terá que ajudá-lo a superar seus medos, explicar alguns “macetes” para que ele saiba lidar com surpresas no trânsito, mostrar suas qualidades e dificuldades, saber entender quando o aluno está com o psicológico abalado e motivá-lo para a prova final.

Diante disso, é preciso que o profissional tenha empatia com seus alunos e muita paciência com todos eles. Dessa forma, o instrutor fará parte da história de uma pessoa que está realizando um sonho tão comum e que pode ser tão difícil. O profissional capacitado terá a satisfação de ajudar alguém muito ansioso a conseguir dirigir um veículo com segurança e tranquilidade e saber que seu papel foi fundamental nesse processo.

Além disso, um profissional gabaritado pode fazer parte da construção de um trânsito melhor, passando aos seus alunos tudo que é correto e ideal nesse sentido.
Assim, cabe ao instrutor entender que o seu trabalho tem grande impacto social e seu exemplo será seguido por seus alunos.

Portanto, quando se escolhe um CFC com instrutores capacitados, o aluno tem a certeza que aprenderá a conduzir um veículo da maneira correta, seguindo as leis, e assim contribuindo com um trânsito mais seguro e gentil.

CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.