CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.
(11) 93720 1616 (11) 93720 1616 seg - sex: 08:00 às 19:00 | sab: 08:00 às 14:00
IMG-LOGO
Home / Blog / Notícia
Blog | Você conhece as categorias de uma CNH?

Você conhece as categorias de uma CNH?

Você conhece as categorias de uma CNH?

07/06/2023 | Autor: Agência Covere
Você conhece as categorias de uma CNH?

Para conseguir sua Permissão para Dirigir (PPD), que, após um ano, pode lhe levar à conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é necessário passar por todo um processo de formação, avaliação e formalização de que você está preparado para conduzir veículos.

Se esse for seu objetivo, é fundamental passar pelo Centro de Formação de Condutores, o CFC. É importante entender que o CFC exerce atividades de formação e capacitação do cidadão para a condução de veículo automotor. Para tal, aplica aulas teóricas e práticas para que o candidato possa obter a PPD e a CNH.

Mas, para cada veículo a ser conduzido existe uma categoria que a CNH deve atender. Essas categorias são definidas da seguinte forma:

1- Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) – habilitação que permite que os condutores dirijam veículos com duas rodas com até 50 cm³ de cilindradas, as famosas cinquentinhas.

2- Carteira Nacional de Habilitação categoria A (CNH A) – o condutor fica apto a dirigir veículos de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cm³ de cilindrada. O motorista pode também conduzir as cinquentinhas.

3- Carteira Nacional de Habilitação categoria B (CNH B) – o motorista pode conduzir veículos de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto. Tal veículo deve ter a capacidade de transportar até oito passageiros, além do motorista. Se além de veículos de passeio, você deseja conduzir quadriciclos, saiba que a CNH B é a opção correta.

4- Carteira Nacional de Habilitação categoria C (CNH C) – permite que o condutor dirija todos os veículos da categoria B e também veículos de carga, não articulados, e com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.

5- Carteira Nacional de Habilitação categoria D (CNH D) – habilitação que permite que o motorista conduza todos os veículos das categorias B e C, além de veículos de transporte de passageiros para mais de oito pessoas acomodadas.

6- Carteira Nacional de Habilitação categoria E (CNH E) – o condutor pode dirigir todos os veículos das categorias B, C e D, além de veículos com unidades acopladas e que excedam 6 mil quilos.

📣 Nem todo Centro de Formação de Condutores abrange todas essas categorias. Desta forma, um condutor que busca a categoria E precisa procurar por um CFC com essa capacitação, por exemplo. Portanto, a formação de bons condutores passa essencialmente pela escolha do CFC que melhor atenderá a categoria a que se busca!

CFC Cultura seu sonho de dirigir começa aqui.